Posts populares

O que é UTM, por que é importante e como usar?

Entenda o que são UTMs no blog Calu Tech
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Imagine a seguinte situação: uma equipe de marketing tem várias ações ocorrendo ao mesmo tempo, as vendas da empresa estão aumentando e os novos clientes disseram que foram impactados pelo conteúdo produzido pelo marketing. Todos estão felizes porque todo o esforço está gerando resultado, aí a diretoria fala a seguinte frase: “Vamos replicar o que está dando certo para aumentar ainda mais nosso resultado”. E agora? O que deu certo e gerou resultado? É aí que a UTM entra. Nesse artigo você irá descobrir porque ela é importante e como você deverá usá-la.

Primeiro, o que é UTM e por que é importante?

O significado da sigla é Urchin Tracking Module, e basicamente são parâmetros enviados automaticamente ao Google Analytics (ou qualquer ferramenta de Analytics) ao acessar uma URL. As UTMs existem justamente para medir a eficácia de campanhas de tráfego e o resultado de mídias digitais.

E como as UTMs funcionam?

Temos alguns parâmetros padronizados que devem ser enviados, alguns obrigatórios e outros opcionais. Abaixo vamos descrever a função de cada parâmetro.

UTM Source – Fonte de tráfego

O utm_source identifica qual foi a fonte de tráfego que enviou o acesso a nossa URL, como Google, Instagram, Tiktok, Email, Facebook, entre outras. Por esse parâmetro, você consegue identificar qual é a fonte que gera os leads que mais converteram em compras, por exemplo.

UTM Medium – Local do compartilhamento do link

O utm_medium tem como função identificar qual o local que determinado link foi compartilhado. Por exemplo, se o link está em uma campanha paga de Google Ads, o utm_medium=cpc. Essa sigla significa “Custo por clique” e diretamente identifica que se trata de uma meio pago de divulgação do link.

UTM Campaign – Campanha de marketing

O utm_campaing identifica qual a campanha associada a uma fonte ou local que gerou mais tráfego no nosso site ou aplicativo. Vamos supor que nossa empresa seja um ecommerce e os resultados elogiados foram sobre as vendas na Semana do Consumidor. Nós decidimos fazer diferentes campanhas por persona que nosso produto atinge em diferentes mídias e com a utm_campaign associada aos outros parâmetros, conseguimos identificar qual a mídia funciona melhor para cada persona, por exemplo.

UTM Content – Conteúdo

Esse parâmetro opcional é responsável por diferenciar conteúdos associados ao CTA do link, e é amplamente utilizado na realização de testes A/B. Imagine uma landing page de um produto com vários CTAs ao longo da tela, como vamos identificar qual o botão que o usuário mais se interessou e acabou clicando? Como saber qual botão está trazendo mais conversões? Utilizando a utm_content.

UTM Term – Termo de pesquisa

O utm_term é utilizado para diferenciar as palavras-chaves na busca paga na rede de pesquisa e identificar qual a palavra-chave que está trazendo mais resultado e no exemplo do ecommerce, é possível identificar qual palavra-chave converteu o lead que comprou o nosso produto. Lembrando que esse também é um parâmetro opcional na construção de URLs com UTMs.

O que é importante saber antes de começar a usar!

Duas coisas são muito importantes ao usar as UTMs para medir o resultado dos esforços de marketing: a padronização das palavras utilizadas como identificadores e não encurtar os links para usar nas mídias pagas.

O primeiro é meio óbvio, você precisa de um padrão para conseguir analisar e agrupar resultados no Google Analytics. Já o segundo, nem tão óbvio, mas no Google Ads se você inserir um link encurtado, isso irá gerar redirecionamento do seu link e seu anúncio será reprovado.

E como analisar esses parâmetros?

Chegamos ao momento mais esperado, depois da coleta de dados com a implementação correta e padronizada das UTMs, devemos analisar os resultados. E para isso você deve consultar o Google Analytics 4 instalado e identificar o que deu ou não certo!

Confira mais conteúdo sobre o tema aqui no blog e visite nosso Canal no Youtube.

Picture of Nathalia Castelo Branco

Nathalia Castelo Branco

Engenheira civil formada pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Mestre também em engenharia civil com ênfase em estruturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e me especializando em Inteligência artificial, Machine Learning e Deep Learning pelo Instituto INFNET. Possuo trabalhos publicados/em processo em congressos, livros e revistas internacionais na área de engenharia e métodos computacionais. Apaixonada por tecnologia e todo o seu universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *