Considere esse post como um bate papo, onde eu vou te contar um pouco minha opinião sobre porque analistas de dados deveriam conhecer algoritmos, vamos lá?
Com o boom da área de dados, muitos profissionais que estavam no limbo de suas profissões originais viram uma oportunidade de descobrir uma área nova com grande oportunidade de crescimento (me incluo nesse conjunto). Então muitas pessoas das mais diversas áreas ingressaram e continuam ingressando no mercado de dados e tecnologia, e eu vejo que muitas pessoas tem dificuldade de iniciar um projeto, um portfólio ou simplesmente começar os estudos por não ter uma visão orientada a algoritmos.
Não julgo nenhum desses profissionais pois já passei por situações semelhantes inúmeras vezes, como quando eu insisti em me matricular em uma disciplina do mestrado de Ciência da Computação sem ter grande ideia de como funcionavam as linguagens de programação (a sensação de pânico ao ver um VS Code ou um Google Colab em branco e não saber nem por onde começar é inesquecível haha).
Por que analistas de dados deveriam conhecer algoritmos?
Finalizada a introdução, por que eu acredito que todos que ingressam na área de dados (que não são originalmente de tecnologia) devem estudar algoritmos? Para criar uma visão de processos! Essa foi a maior dificuldade que encontrei ao desenvolver projetos.
No nosso dia a dia, nós fazemos muitas atividades no automático e não percebemos como as coisas são feitas. Embora a gente não perceba, tudo na nossa vida é um algoritmo. Algoritmos são, basicamente, ações ordenadas (pessoal de ciência da computação, não me julguem!).
Por exemplo, já refletiu sobre as etapas que você realiza ao acordar toda a manhã? Isso é um algoritmo. Já seguiu alguma receita de bolo? Isso também é um algoritmo. Então convido você que está lendo este texto a começar a se interessar por algoritmos, para que você comece a visualizar os pequenos processos que constituem uma ação.
Entendendo melhor os benefícios
Tenho visto muitos questionamentos na internet sobre pensamento analítico e como desenvolvê-lo. E esse é um dos motivos pelo qual analistas de dados deveriam conhecer algoritmos. Ao meu ver, o pensamento analítico se desenvolve criando projetos e fazendo perguntas. Porém, a melhor maneira de criar projetos e fazer perguntas é fatiar o seu problema em pedaços muito pequenos para que consiga focar e evoluir nas suas análises.
Acredito que você irá se beneficiar ao começar a observar as pequenas e únicas etapas do nosso dia a dia. Para isso, comece observando ações comuns da sua rotina e do seu trabalho. Através de pequenos passos, chegamos longe! Aprenda algoritmos para que você desenvolva a habilidade de identificar e fatiar os problemas em pequenas parcelas e a partir daí, como otimizá-los!
Aos interessados em conhecer um pouco mais sobre algoritmos, indico que procurem vídeos no Youtube e também o livro “Entendendo algoritmos: um guia ilustrado para programadores e outros curiosos“, estou atualmente lendo e adorando!